quarta-feira, 6 de julho de 2011

Avenida Jabaquara X Avenida Indianópolis



Quem passa pelo cruzamento das avenidas Jabaquara com a Indianópolis, deve estar cansado de ficar para no semáforo é só ir até lá para conferir.
O farol abre e em menos de 1 minuto fecha, causando um transtorno à quem passa por lá principalmente por volta das 17 horas. Achamos que esta na hora da falida CET começar a prestar atenção nos semáforos e em seus temporizadores que não funcionam mais.

E a CARRETA sai quando?


Já faz quase uma semana que uma carreta tombou na Avenida Washington Luiz e até agora não foi removida.
Vocês sabem por quê?
Nós sabemos. A falida CET não tem estrutura para removê-la e depende de empresas especializadas contratadas pela prefeitura por valores absurdos para poder removê-la do local.
Kassab, vamos dar uma atenção para a Secretária de Transportes, vem eleições por ai e a Copa do Mundo esta chegando, vamos passar vergonha.



terça-feira, 5 de julho de 2011

Após consumir R$ 10 milhões, palmtops da CET estão há seis anos sem multar


Anunciada oficialmente em 2005, a informatização do trabalho dos agentes de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em São Paulo nunca saiu do papel, literalmente. Apesar da promessa das autoridades paulistanas de que o serviço ganharia agilidade e segurança com a aquisição de palmtops, os marronzinhos continuam, seis anos depois, sendo obrigados a registrar, a caneta, as cerca de 6,9 milhões de infrações de trânsito anuais nos bloquinhos de anotação, segundo dados de 2010.
Os problemas na execução da promessa são antigos. O primeiro dispositivo adquirido pelo governo, em julho de 2005, foi alugado por meio de um contrato emergencial, ao preço total de R$ 5,1 milhões.
Na época, o então prefeito José Serra (PSDB), que citava a necessidade imediata de iniciar o trabalho como justificativa para a dispensa de licitação, dizia que a tecnologia traria “uma fluidez maior do trânsito”.
A ideia era que o palmtop servisse para três funções: aposentar o sistema de rádio na tarefa de informar à central as ocorrências rotineiras [como um caminhão quebrado], servir como telefone e, também, registrar infrações dos motoristas.
Após críticas da imprensa e do Ministério Público (MP), que questionavam a ausência de concorrência pública para o investimento e apontavam carências na manutenção do produto, o contrato foi cancelado no final de 2007 –sem que a prefeitura comprasse o software que permitiria a aplicação de multas.
De lá para cá, foram registradas idas e vindas no projeto de modernização do sistema. Pelo menos três tipos de aparelhos eletrônicos portáteis foram comprados ou alugados pelo órgão. Até celulares comuns já foram oferecidos aos marronzinhos, para serem usados ao lado dos blocos de papel, que nunca foram deixados de lado.
“Nenhum funcionou. Até hoje, nunca apliquei sequer uma multa por meio digital”, disse um agente da CET, em depoimento confirmado por outros dez colegas entrevistados pelo UOL Notícias e também pelo sindicato da categoria, o Sindiviários.
Neste ano, uma nova tentativa de informatização do trabalho entrou em execução –e já apresenta problemas. Desde abril, os cerca de 2.400 marronzinhos que atuam em São Paulo (no total, nas várias escalas de plantão) recebem diariamente, toda vez que vão para as ruas, os chamados coletores de dados –são 1.245 unidades no total.
Os dispositivos são uma evolução tecnológica dos palmtops, similares aos aparelhos usados para a leitura do gás. Eles foram alugados por 48 meses ao preço de R$ 5,8 milhões, após a realização de um pregão presencial.
O contrato com a fornecedora, a RB Code Ind. de Suprimentos e Equipamentos, foi assinado no dia 26 de abril de 2010. De abril até hoje, no entanto, os aparelhos continuam sendo subutilizados pelos marronzinhos.
Os chamados Pidion Bip-6000, da marca sul-coreana Bluebird, são alvo de críticas variadas dos agentes de trânsito. A primeira delas é que não teria havido um treinamento formal para o uso do produto –apenas orientações superficiais. Além disso, os homens da CET classificam o dispositivo como um “trambolho”, pois ele é muito maior que um celular: pesa 400 gramas e tem 16 centímetros de altura.
Em uma tarde da semana passada, de cinco marronzinhos abordados pelo UOL Notícias em ruas da capital, três assumiram que tinham deixado o coletor de dados no carro. “Isso aqui não serve para nada”, resumiu um agente de trânsito, após ir até seu veículo para mostrar o aparelho.
Segundo ele, hoje, a única utilidade do dispositivo é a função telefone e a possibilidade de informar à central o local exato em que cada marronzinho está atuando. “Pelo o que entendi, ainda não é para valer. Nem explicaram direito como usar. Hoje, eu mando uma mensagem dizendo onde estou e o que estou fazendo [por meio de códigos] e deixo ele [o coletor de dados] no carro”, afirmou um dos funcionários.
Como a reportagem apurou, grupos como a Rede Ponto Certo já possuem tecnologia para permitir que os coletores de dados da CET passem a registrar infrações de trânsito.
Procurado, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou que não haveria nenhuma proibição para que palmtops sejam usados no sistema de multas.
A Polícia Rodoviária Federal, por exemplo, já usa “há mais de dois anos” os aparelhos para o serviço, em todos os Estados, como informou assessoria de imprensa do órgão.

Viação Gato Preto um desrespeito ao trabalhador paulistano




Não é a primeira vez que recebemos reclamações da viação Gato Preto, em especial para a linha 856R Lapa/Socorro.
As reclamações são constantes, motoristas demorados que passam fora do ponto, poucos ônibus, entre outras, que se colocarmos aqui não terá espaço para descrevê-las.
Acho que chegou a hora de darmos um basta, ou a prefeitura cobra esta empresa por um serviço decente, ou iremos fazer uma enorme mobilização com milhares de assinaturas e levaremos ao Ministério Público.
Desde o inicio desta semana estamos recebendo reclamações que o trabalhador indo ao ponto final (Socorro), por volta das 05h30min, não encontra nenhum coletivo e chegam a formar filas de até 3 esperas de ônibus.
Aqui vai o nosso recado, esta postagem esta indo com cópia para a Prefeitura, SPTRANS e Viação Gato Preto, se nenhuma atitude for tomada, começaremos a mobilização das assinaturas para leva-las ao Ministério Público.

Equipe Qualidade do Transporte