sexta-feira, 16 de março de 2012

Linha 9 da CPTM ficará fechada no domingo em SP, anuncia Alckmin

O “desgovernador” de São Paulo Geraldo Alckmin, anunciou nesta quinta-feira (15) que a Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ficará fechada durante o domingo (18) para que possa ser feita uma revisão no sistema elétrico, como informou o SPTV. A Linha 9-Esmeralda liga Osasco a Grajaú.
Na manhã desta quarta (14), uma defeito no sistema elétrico fez os trens operarem com velocidade reduzida. Os trens precisaram circular por uma única via entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro. Por causa do problema, a Linha 5-Lilás do Metrô, integrada com a CPTM, também operou com menor velocidade.

Segundo a CPTM, a falha desta quarta afetou cerca de 30 mil usuários. A companhia negou falta de investimentos no sistema. De acordo com o gerente-geral de manutenção da empresa, Evaldo Ferreira, no ano passado foram investidos R$ 75 milhões e, neste ano, há uma previsão de R$ 112 milhões em investimentos. “A CPTM considera que está acontecendo um investimento normal de implantação de obras”, disse.


Será que os problemas diários iram continuar?





quinta-feira, 15 de março de 2012

Mesmo sem panes, passageiros enfrentam filas para entrar em estação de Metrô

Mesmo sem apresentar panes e falhas nos trens, passageiros enfrentavam filas longas para conseguir entrar em algumas estações do Metrô nesta quinta-feira (15). Na estação Corinthians-Itaquera, na zona leste, pessoas aguardavam para passar pelas catracas e embarcar nos trens. 






Mais uma piada do METRÔ de São Paulo

Em meio ao caos que a cidade de São Paulo enfrentou na manhã do dia 14/3/2012 o METRÔ lança uma ideia cômica.

O otimista  Sérgio Avelleda, presidente do METRÔ, informou que a empresa esta pronta para vender souvenires com a sua marca.

Não é cômico?  Quem vai comprar? Será que teremos camisetas e canecas com fotos do METRÔ em horário de pico?

Ao invés de gastar dinheiro em bobagem vamos investir nos trens que estão cada dia pior Sr. Avelleda.
Frase (piada) do Sr. Sérgio Avelleda presidente do METRÔ:
“O objetivo é tanto aumentar as receitas não tarifárias da companhia quanto reforçar a valorização da marca e estimular o uso desse meio de transporte. Tenho certeza de que a aceitação vai ser boa. Todo mundo ama o Metrô.”
SÉRGIO AVELLEDA, PRESIDENTE DO METRÔ




Abaixo matéria sobre o novo lançamento
O Metrô de São Paulo quer copiar o de Londres. Você leu certo. Mas não, ainda não estamos nem perto de chegar aos 402 quilômetros da rede londrina – as linhas paulistanas têm 74 km, o equivalente a menos de 20% da malha existente na capital inglesa. A novidade é que, como lá, estarão à venda aqui em breve suvenires como camiseta, chaveiro e caneta, com a logomarca do Metrô.
“Adoro esses brindes dos metrôs estrangeiros”, diz Sérgio Avelleda, presidente da companhia paulista. “Estamos copiando, sim, as iniciativas de metrôs como o de Londres e o de Nova York”, diz.
O primeiro passo rumo a essa comercialização pop do Metrô já foi dado. Na semana passada, a companhia divulgou um conjunto de regras para estabelecer os critérios do licenciamento e da exploração da marca.
A expectativa da empresa é a criação de produtos variados, que vão desde peças de vestuário, artigos de escritório e de recreação até suvenires e livros.
“Vamos transferir para a iniciativa privada a tarefa de pensar novos itens, que terão de ser aprovados pelo Metrô antes de serem comercializados”, explica Avelleda. “O céu é o limite, mas vamos analisar caso a caso. Uma bebida alcoólica, por exemplo, com a marca do Metrô, jamais aceitaríamos, assim como objetos que façam alusão ao transporte individual, como carros e motos”, afirma.

Exemplos. Como protótipos, a própria companhia mandou fazer camisetas, canetas, chaveiros e até um trenzinho de brinquedo. “Tenho certeza de que a aceitação vai ser boa. O metrô é motivo de orgulho para os paulistas e todo turista que vem para cá quer conhecê-lo. Saí na rua com essa camiseta e muita gente me parou para perguntar onde era possível comprar uma igual”, diz Avelleda.
As regras de comercialização são claras. Se o produto foi concebido pela empresa privada, o Metrô ganha 7% do valor das vendas. Se for uma ideia da própria estatal, ela embolsa 9%.
“A empresa vai poder vender os objetos em qualquer loja da cidade. Ela pode tanto distribuir para bancas de jornais ou lojas de suvenires na Avenida Paulista, por exemplo, quanto montar um stand nos Aeroportos de Congonhas e Guarulhos para os turistas poderem levar de presente”, diz Avelleda.
Além da venda espalhada pela cidade, o Metrô vai alugar um espaço de 21 metros quadrados na Estação Consolação, uma das mais movimentadas da cidade, para que a empresa instale uma loja com os produtos.
O ponto, na Avenida Paulista, é estratégico para atrair visitantes que vão aos locais turísticos dos arredores, como o Conjunto Nacional, a Rua Augusta ou mesmo o Museu de Arte de São Paulo (Masp). Nesse espaço, o Metrô vai ganhar 15% de todo o faturamento bruto do que for vendido de suvenires.
Licitação. Para ser escolhida, a empresa terá de apresentar a melhor proposta para a locação do ponto na Consolação. A abertura das propostas está marcada para o dia 11 de abril. O contrato deve ter vigência de 60 meses.


A explicação da CPTM sobre o caos que enfrentamos em São Paulo

A explicação da CPTM sobre o caos que enfrentamos em São Paulo

O blog Qualidade do Transporte, como sempre vem cobrando nossas autoridades pela melhoria do transporte público.
Ontem (14/3/2012) recebemos uma nota de esclarecimento da CPTM, nota que foi enviada para diversos meios de comunicação. A explicação é simples e não deixa claro o que realmente ocorreu.
Quem utiliza os meios de transporte (principalmente os trens e metros) sabem do que estamos falando. Todo santo dia os autofalantes das estações informam sobre o mesmo problema e nada muda. Será um problema de energia ou é falta de investimento e manutenção dos trens?
Queremos mais trens, metros e ônibus na cidade de São Paulo.
Abaixo transcrição da nota de esclarecimento:



OCORRÊNCIA NA LINHA 9-ESMERALDA

A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] informa que a circulação de trens na Linha 9 - Esmeralda [Osasco-Grajaú] foi normalizada às 08h10.

Na manhã desta quarta-feira [14], devido a um defeito no sistema de energia, os trens da Linha 9 circularam por uma única via, entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro.

Os usuários foram orientados pelo sistema de som das estações e dos trens.




quarta-feira, 14 de março de 2012

Kassab deve ser processado

A falta de investimento em infraestrutura e o crescimento desordenado da cidade, esta acabando com uma das mais belas lembranças que nos remetem ao passado. Os TRÓLEIBUS. Graças ao prefeito Kassab (pupilo de José Serra), que virou as costas para o transporte público da cidade.

Os TRÓLEIBUS que além de serem ônibus muito bons de andar não são poluentes, funcionam por energia elétrica. Que pena que tudo isso esta se acabando na cidade de São Paulo.

Abaixo matéria sobre o processo que o prefeito poderá levar, caso não de um jeito na situação de calamidade que o transporte se encontra.





As más condições de operação oferecido pelo consórcio Leste 4 poderá render um processo contra o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O MP já havia pedido a suspensão dos bens dos sócios do consórcio.

A promotoria enviou um oficio para a prefeitura, para que o prefeito responda em 20 dias qual a  solução definitiva para a área 4. Se Kassab não responder no prazo a promotoria promete processa-lo por omissão.
Meio milhão de pessoas todos os dias utilizam os ônibus e trólebus da empresa Himalaia e da Viação Novo Horizonte.


Moradores do Grajaú ainda sofrem em filas de ônibus

O desgoverno e a falta de atenção com o povão é constante no governo Serra/Kassab

Seis meses após as linhas do Parque Residencial Cocaia, na região do Grajaú, (zona sul de SP) terem sido reorganizadas pela SPTrans (empresa que gerencia o transporte na capital), os moradores do bairro ainda enfrentam pontos lotados e ônibus atrasados.
Em setembro de 2011, duas linhas que ligavam a região ao terminal Santo Amaro (zona sul) e ao shopping Morumbi (zona oeste) foram extintas.
No lugar delas, a SPTrans passou a oferecer lotações que vão até o terminal Grajaú. De lá, é feita a baldeação para ônibus que seguem para outras regiões.
Segundo passageiros, houve acréscimo de 40 minutos nas viagens, em média.
Na época, a SPTrans afirmou que a demora era normal, por se tratar de "um período de adaptação".
Sobrou apenas uma linha que segue direto para o centro --a 5362-10.


Todo dia é a mesma coisa

A população de São Paulo já esta cansada. É sempre a mesma história.

Todos os dias é a mesma coisa. Problemas de energia elétrica no METRO e nos trens da CPTM, atrasam o dia a dia do paulistano.

Será que realmente existe o problema? Ou é falta de investimento dos desgovernos do PSDB que não investem em transporte público na cidade e no estado de São Paulo?





Defeito em sistema de energia provoca atrasos na linha 9 da CPTM


Os trens da linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) circulam com maior intervalo e tempo de parada na estações, na manhã desta quarta-feira.
Segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), houve um defeito no sistema de energia e os trens estão circulando por uma única via entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro.
As equipes de manutenção trabalham para resolver o problema, de acordo com a companhia.
Os usuários são avisados sobre o problema pelo sistema de som das estações de trens.



Falha prejudica usuários da linha 4-amarela do metrô

Uma falha no sistema pneumático de uma composição da Linha 4-amarela do metrô (Corinthians-Itaquera - Palmeiras Barra Funda), que seguia para a Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, prejudicou a viagem dos usuários na manhã de hoje.
Segundo o metrô, o problema aconteceu às 6h46, quando o trem estava parado na Estação Pedro II. Os passageiros foram retirados da composição. O trem será retirado de circulação e será levado para manutenção, segundo o metrô.
Por conta da espera para o remanejamento, os outros trens da linha estão parados em outros trechos do sentido Barra Funda. Para evitar acúmulo de passageiros nas plataformas, o fluxo de usuários está sendo contido. Não há previsão para a volta dos serviços.