quinta-feira, 26 de maio de 2011

Uso de transporte público cai 30% em uma década

A pesquisa divulgada ontem pelo Ipea mostra ainda que a demanda por transporte público caiu 30% na última década. Segundo o coordenador do trabalho, Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, esse fenômeno se explica, em parte, pelo crédito farto e pelos longos financiamentos.
O alto custo das passagens também influenciou a mudança do comportamento - desde 1995, as tarifas dos ônibus urbanos aumentaram cerca de 60% acima da inflação.
Mas os engarrafamentos nas grandes cidades já estão fazendo, segundo o Ipea, que trens e metrôs sejam vistos como sistemas mais atraentes de deslocamento. A demanda por trens nos principais centros urbanos cresceu 150% em dez anos - a procura pelo metrô avançou 54%.

Mais painéis informativos sem funcionar

Nossa colaboradora Juliana, enviou duas fotos de painéis informativos que não funcionam.

Local: Avenida Santo Amaro em frente a FMU

Cade a SPTrans?



Dia 31/5 Greve do Metrô

Em assembleia nesta quinta-feira, os metroviários de São Paulo decidiram entrar em greve a partir do dia 1º de junho. Uma nova assembleia foi marcada para o dia 31/05 para preparar a paralisação, segundo o sindicato da categoria.
Os metroviários reivindicam melhores salários e investimentos no Metrô. Segundo o sindicato, já aconteceram cinco reuniões de negociação, que não chegaram a resultado satisfatório.
Os metroviários reivindicam aumento salarial de 10,79% e a proposta do Metrô é de reajuste de 6,39%.
Além do aumento, o sindicato pede equiparação salarial dentro da categoria, participação nos resultados e licença maternidade de 180 dias.
O Metrô informou que acionará o PAESE (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente a Situações de Emergência) para minimizar os transtornos causados pela greve.
Segundo a companhia, com o anúncio de greve, a SPTrans deverá readequar as linhas de ônibus para assegurar o transporte de passageiros ao centro da cidade.
O Metrô afirma que continuará negociando com os sindicatos e diz que considera precipitado o anúncio de paralisação.

Zona norte em caos

Cerca de 100 funcionários da Viação Sambaíba não saíram da garagem 1, na Vila Amália, na manhã desta quinta-feira na zona norte de São Paulo. Motoristas e cobradores estavam paralisados desde às 3h30. Às 9h, a situação foi normalizada. A garagem conta com uma frota de 240 ônibus que atendem 34 linhas.
A SPTrans informou que o Plano de Apoio à Empresa em Situação de Emergência (Paese) foi acionado na madrugada e atendeu, até às 9h, as 15 principais linhas com 96 ônibus. Os trabalhadores pedem fim de descontos das multas do sistema de transporte na folha de pagamento dos motoristas.




quarta-feira, 25 de maio de 2011

Painéis informativos

Diversos painéis informativos ainda estão fora do ar nos corredores.

Isso impossibilita o usuário do transporte a saber se seu onibus esta para chegar ou não?

Alô Prefeitura, vamos trabalhar.

Corredor de ônibus da av. Paulista é o mais lento de São Paulo

Os ônibus que circulam pela avenida Paulista, na região central de São Paulo, são os que trafegam com a menor velocidade entre as vias medidas pela SPTrans.

Atravessar a avenida no sentido Consolação levava 28 minutos por volta das 19h de ontem. Isso corresponde a um minuto a menos do que o mesmo trajeto feito a pé. Em abril, a velocidade média no pico da noite na avenida foi de 8 km/h, pouco mais do que o de uma caminhada.
A média dos corredores da cidade é de 20 km/h --o ideal é andar entre 20 km/h e 25 km/h, segundo especialistas. Na avenida Paulista, entretanto, os ônibus andavam no máximo a 13 km/h no trecho, em abril, de acordo com dados da SPTrans.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Carta de um colaborador

Estou de saco cheio de ficar na Avenida Moreira Guimaraes esperando onibus, esta tudo desorganizado autoridades por favor façam alguma coisa. Não é possivel que isso esta acontecendo com a nossa cidade.

Paola