quinta-feira, 2 de junho de 2011

Desabafo de um colaborador do BLOG

Lembrando que este desabafo foi enviado por nós, para diversos órgãos de imprensa e para a prefeitura da capital.




Meu nome é Claudio, quero aqui registrar um desabafo no idôneo blog qualidadedotransporte.blogspot.com , onde venho acompanhando as noticias referente, ao transporte público e ao trânsito na cidade de São Paulo.
Não é possível que o nosso prefeito Gilberto Kassab e seu secretário de transportes, não possuam pessoal qualificado para entender o que ocorre nesta cidade, estamos à beira do caos e passaremos vergonha na copa do mundo, pode ter certeza!
Falta estrutura, planejamento e vontade politica para amenizar o trânsito na capital, acabar com ele nós não vamos, afinal estamos em uma megalópole e o trânsito é fator do crescimento de qualquer cidade.
Vou relatar o trânsito da região SUL, que venho acompanhando dia a dia, para tentar criar alguma solução para minimiza-lo.
Primeiro precisamos separar os pontos críticos, acho que a CET com seus balzaquianos radares e funcionários desconhecem, ou não querem ver, afinal nestas regiões a população é pobre.

Abaixo alguns pontos críticos que conheço, com as explicações:

Estrada de Itapecerica; (Pista estreita e semáforos totalmente desregulados, poucas linhas de ônibus na região, fazendo a população sair mais com seu automóvel, gerando um trânsito infernal).
Avenida Carlos Caldeira Filho; (O trânsito se reflete da Estrada de Itapecerica e da Avenida João Dias).

Avenida João Dias; (Trânsito se reflete da Marginal Pinheiros, das avenidas Adolfo Pinheiro, Santo Amaro, da Rua Dr. Antonio Bento e o tempo de parada dos ônibus nos pontos que é muito grande, gerando uma fila deles).

Avenida M. Boi Mirim; (Semáforos desregulados, poucos ônibus, excesso de veículos e o tempo de parada dos ônibus nos pontos que é muito grande, gerando uma fila deles).

Avenida Guido Calói; (excesso de veículos e trânsito que se reflete da Avenida Guarapiranga e da Marginal Pinheiros).

Avenida Guarapiranga; (Semáforos desregulados, poucos ônibus, excesso de veículos e o tempo de parada dos ônibus nos pontos que é muito grande, gerando uma fila deles).

Avenida Robert Kennedy; (Semáforos desregulados, poucos ônibus, excesso de veículos e o tempo de parada dos ônibus nos pontos que é muito grande, gerando uma fila deles).

Avenida Belmira Marin; (Semáforos desregulados, poucos ônibus, excesso de veículos, pista curta e o tempo de parada dos ônibus nos pontos que é muito grande, gerando uma fila deles).

Moreira Guimarães; (Semáforos desregulados, excesso de veículos e não tem pista exclusiva para ônibus).

Washington Luiz; (Semáforos desregulados, excesso de veículos e não tem pista exclusiva para ônibus).

Adolfo Pinheiro; (Semáforos desregulados, excesso de veículos e tempo de parada dos ônibus nos pontos que é muito grande, gerando uma fila deles. O trânsito neste local ocorre devido à falta de planejamento da prefeitura e do governo do estado, quiseram construir um metro na região, foi criada uma rua estreita próxima a galeria Borba Gato, onde não tem como passar direito os carros e os ônibus, além disso o semáforo esta muito demorado.

Santo Amaro; (Semáforos desregulados, excesso de veículos e tempo de parada dos ônibus nos pontos que é muito grande, gerando uma fila deles).

 Nove de julho; (Semáforos desregulados, excesso de veículos, excesso de taxis nas faixas exclusivas e tempo de parada dos ônibus nos pontos que é muito grande, gerando uma fila deles).

Rua Dr. Antônio Bento; (Semáforos desregulados, excesso de veículos e tempo de parada dos ônibus nos pontos que é muito grande, gerando uma fila deles. O trânsito neste local ocorre também  devido a falta de planejamento da prefeitura e do governo do estado, quiseram construir um metro na região, desviaram o trânsito para a Rua Mário Lopes Leão que não suporta milhões de pessoas passando em ônibus e carro nos horários de pico, resumindo trava tudo, as vezes ficamos 40 minutos em um trecho que a pé não dura 6 minutos. Além é claro do semáforo que esta muito demorado.

Rua Mário Lopes Leão; (Esta rua nem me fale, era uma rua pacata e se tornou a pior das ruas da região Sul, em horários de pico, fica-se horas e horas parado, muita gente tentando pegar o seu ônibus para ir embora para casa, semáforo não abre. A rua não suporta a passagem de tanta gente).

Largo do Socorro; (Pega o trânsito da Guarapiranga, Robert Kenedy, Washington Luiz e tem um semáforo na lateral do supermercado Futurama, que para chegar à Rua Vitor Manzini, demora em torno de uns 10 minutos, a pé não demora 2 minutos, será que ninguém verifica isso?)

Agora eu pergunto, porque não planejar esta obra do metro da região de Santo Amaro antes de executa-la? Eu sei a resposta, o prefeito Kassab na época quis alavancar a campanha à presidência do Sr. José Serra, que era governador, a prefeitura entrou com uma grana, mas nada foi planejado, o resultado estamos vendo hoje, o promotor vira e mexe, solicita a paralisação da obra porque tem cheiro de desvio de dinheiro público.
Porque não criar uma ponte que liga a Avenida Santo Amaro, direto para a região do M. Boi Mirim? Será que é medo de desviar o trânsito da Avenida Guarapiranga e diminuir com o público do supermercado Extra, do Abílio Diniz?
Por falar em supermercado extra, será que naquela região que sempre foi complicada, suporta um empreendimento daquele tamanho?  Eis aqui minha dúvida.
Peço as autoridades, imprensa e também para a população que verifiquem estas regiões para ver se o que falo é verdade ou não é.
Algo deve ser feito, a população não aguenta mais, falta fiscalização da CET, estes ônibus articulados causam um grande transtorno, a catraca na frente do ônibus faz com que fica muita gente aguardando para entrar no ônibus, isso gera uma fila de passageiros e de ônibus nos corredores, daqui a alguns anos não sabemos onde tudo isso vai parar. O trânsito também é problema de saúde pública, a população fica doente por isso. E guardem bem o que estou escrevendo, iremos passar a maior vergonha na Copa do Mundo se nada for feito.

7 comentários:

  1. Bela mensagem, meus parabéns ao Paulo. Vamos ver ser a prefeitura toma conhecimento sobre o assunto

    ResponderExcluir
  2. Pior que... o Kassab vai se lançar candidato à prefeitura novamente e... é bem possível que ganhe novamente pq vai bater em cima da Lei Cidade Limpa, a qual, mantém limpa apenas as áreas nobres da cidade. Nunca pensei em votar em alguém como vingança, mas, tenham certeza que na próxima eleição para prefeito, me vingarei mesmo do Kassb votando em qualquer outro candidato que tenha propostas para melhoria do transporte público! Essa prefeitura é uma vergonha!

    ResponderExcluir
  3. Estei locais realmente são problemáticos. NInguem acredita, mas eu voltei a pé do trabalho hoje, um trecho de 7 km e cheguei junto com o onibus que havia passado por trás no ponto de onibus. É inacreditável, parece história mas é verdade. PALMAS PARA O BLOG

    ResponderExcluir
  4. Eu perdi meu emprego faz uns 3 meses devido ao transito sempre chegava atrasado e com sono, quem irá me ressarcir. Os politicos tem motorista particular e os trabalhadores?

    ResponderExcluir
  5. Meus caros, isso ocorre mesmo e não tem mais jeito.

    Temos que mudar e nào votar mais nele.

    O povo escolheu seu lider, agora que paguem.

    ResponderExcluir
  6. É incrível o descaso como o assunto é tratado pela gestão de transportes, a maioria dos locais citados são clássicos e cotidianos. Os corredores de ônibus perdem sua prioridade de passagem nos sub centros (Santo Amaro) e compartilham vias estreitas com autos, entrelaçando-se e gerando congestionamento. Corredores sem faixa de ultrapassagem ocasionam filas imensas de ônibus nos pontos.

    Enquanto não planejarem estruturas capazes de absorver o trânsito de pedestres, bicicletas,autos, ônibus, e organizá-los com a competência que lhes é atribuída, nós simples cidadãos tomaremos nossas iniciativas para sobreviver neste caos, tentando nos resolver e participando/contribuindo involuntariamente um do prejuizo do outro em deslocar-se.

    Para lembrar quem não conhece o conflito da estrutura entre as Av. Santo Amaro e Juscelino Kubitschek?

    Temos o corredor à esquerda(B/C) e os autos a direita, na Pça Dom Gastão o ponto está a direita. Os ônibus saem do corredor cruzam duas faixas destinadas a autos e atendem o ponto(parte deles sao biarticulados com 27 mts) e depois retornam em direção a av São Gabriel, cruzam da direita para a esquerda para a faixa exclusiva de ônibus. Os autos que desejam ir pela São Gabriel por sua vez fazem o movimento contrário indo da direita para a esquerda e na faixa exclusiva volta para a direita, já na São Gabriel. Todos os veículos podem ter direções como as Av. Brig. Luiz Antº e/ou Joaquim Floriano(Itaim) e novos conflitos são criados. E você pedestre vire-se para entender este fluxo e sobreviva, se puder.

    Administradores da cidade, leiam (WRIGHT, Charles L. "O que é transporte urbano". São Paulo: Editora Brasiliense, 1988) e perguntem-se: Por que o autor é ciclista?

    Parabéns pela abordagem e citação do problema Sr. Claudio.

    ResponderExcluir
  7. Quero parabenizar o comentário acima, quem escreveu foi uma pessoa sensata.

    ResponderExcluir

Deixa seu recado para a melhoria do transporte e do trânsito em São Paulo